O SINDIFIBA – Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia, entidade de classe que representa a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, Fundação ABM de Pesquisa na Área da Saúde, Fundação José Silveira, Hospital Humberto Castro Lima, Hospital Português, Hospital Santa Luzia, Instituto Fernando Filgueiras: IFF, Instituto de Gestão e Humanização, Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil – Martagão Gesteira – Hospital da Criança, Monte Tabor Centro Italo Brasileiro de Prom Sanitaria, Santa Casa da Bahia, ISAS – Instituto de Saúde e Ação Social, Santa Casa de Misericórdia de Esplanada, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e Santa Casa de Misericórdia Ruy Barbosa. São importantes instituições de saúde, de diversas especialidades, que se destacam pela qualidade do atendimento, pelo crescente avanço no uso de novas tecnologias e pela valorização dos seus recursos humanos, mantendo o propósito do espírito da filantropia, de servir ao próximo. A diversidade das entidades – de pequenos a hospitais de grande complexidade – exige do Sindifiba um trabalho constante de orientação dos associados, visando à estabilidade, segurança e desenvolvimento do setor.
O que fazemos?
Como representante das entidades filantrópicas, o Sindifiba atua na defesa dos seus associados, visando o fortalecimento do setor, importante gerador de empregos. Além de representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses legais de sua categoria ou individuais de seus associados, o Sindicato celebra contratos e acordos coletivos de trabalho e promove a conciliação nos dissídios de trabalho. Também promove cursos na área de saúde para avançar no aprimoramento da atividade e do seu próprio setor e colabora com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social e mantem intercâmbio com entidades congêneres.
Objetivos
Cabe ao Sindifiba representar perante as autoridades administrativas e judiciárias os interesses legais de sua categoria ou individuais de seus associados. E mais: colaborar com o Estado no estudo e solução dos problemas que se relacionam com a categoria. Para cumprir o seu papel, o Sindifiba tem como um dos seus objetivos eleger os representantes da categoria, com a observância rigorosa das leis e dos princípios de moral e compreensão dos deveres cívicos.